6.19.2012

Proibição de som alto em ônibus pode virar lei em Joinville


Já começou a ser discutido na Câmara de Vereadores de Joinville o projeto de lei que pretende proibir a prática de ouvir musica alta dentro dos veículos do transporte coletivo. O texto é do vereador Mauricio Peixer (PSDB), que apresentou a ideia na segunda quinzena de maio.
A intenção é obrigar que o respeito e bom senso sejam praticados por parte dos usuário de ônibus, a exemplo da proibição do fumo e de ceder bancos a idoso, gestantes, pessoas com crianças de colo e deficientes físicos.

Ouvir uma música em alto volume é um dos problemas enfrentados dentro dos ônibus do transporte coletivo de Joinville. A criação de normas que estabelece um determinado volume já seria de bom tom. Nestes casos, a proibição é algo muito severo, mas os bons sempre pagam pelos maus. Tal proibição já é realidade em cidades como Petrópolis (RJ) e também em municípios do Paraná e do Espírito Santo.
Antes de se tornar lei, o projeto deve passar pelas comissões que estudam a viabilidade do texto, que começa tramitando da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que tem como secretário o próprio autor da matéria. Peixer ressalta que ouvir música com o fone de ouvidos continuará sendo permitido.
Ainda não há data para que o projeto chegue ao plenário e passe pelo crivo final dos 19 vereadores.

Conteúdo publicado no jornal quinzenal Nosso Bairro, na seção Política (www.jnbonline.com.br)

Nenhum comentário: