6.05.2012

Cenário eleitoral está fervilhando em Araquari


Assim como em Joinville, a preparação para as eleições municipais de Araquari está a todo vapor. A formatação de candidatura segue a linha tradicional. Os partidos mais fortes apresentam candidatos a prefeito, mas sempre há possibilidade de conversas para formar coligações, ainda mais quando se trata de partidos da oposição.


No atual cenário, são três pré-candidatos. O prefeito João Pedro Voitexem (PMDB) é pré-candidato ao cargo. O partido deve repetir a dobradinha com o PSDB, que está como vice. Para as eleições deste ano, a alteração será o nome para ocupar a vice-prefeitura. O vice atual é Paulino Travasso, mas ele abriu mão para candidatura do vereador Clenilton Pereira.

Oposição

Na oposição, há duas linhas. A linha do PSD, com o ex-prefeito Chico Garcia, até então secretario da Saúde em Jaraguá do Sul. Ele deve deixar o cargo em breve para assumir como candidato em Araquari. Chico Garcia já foi prefeito entre 1997 e 2000, se reelegendo em 2001 por mais quatro anos. Segundo o vereador Fabiano Garcia (PSD), e filho de Chico, o partido está buscando coligações com o PP, PSL e PSB. Existem conversações com o PT, assim como com o PDT, mas nada está confirmado para montar a chapa.

A outra pré-candidatura para tentar a prefeitura de Araquari, é do próprio PT, que apesar das conversas como o PSD, tem a proposta de um nome próprio. O PT reuniu, em maio, filiados de Araquari e também figurões na região, como o prefeito de Joinville Carlito Merss e deputados estaduais. No evento intitulado Encontro de Definição de Tática Eleitoral, cerca de 100 pessoas estiveram reunidas. O nome lançado foi o da professora Elisabeth Brusch. O PT tem a intenção, também, de lançar dezessete pré-candidatos a vereadores.

Nenhum comentário: